Apresentação
Historial
Instalações
Equipa educativa
Notícias
IDENTIDADE
FUNCIONAMENTO
ASSOCIAÇÕES
CONTACTE-NOS
 
 
 

Apresentação


Em 24 de Fevereiro de 1849, na cidade de Béziers, no sul de França, o Padre Jean Gailhac quis responder às necessidades mais prementes da sociedade. Num contexto de pós-revolução francesa começou por fundar o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), para assumirem qualquer trabalho que tornasse Deus mais conhecido e amado servindo-O num orfanato aberto para crianças e jovens do sexo feminino.

O instituto internacionalizou-se para Irlanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Itália, Moçambique, Espanha, México, Canadá, Colômbia, Zimbawe.

Em Portugal, em 1871, as Religiosas do Sagrado Coração de Maria fixaram-se no Porto onde abriram um colégio na rua da picaria. Em breve se estenderam a outros pontos do país onde sentiam urgência em responder às maiores carências da sociedade.

Actualmente o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em Portugal, tenta responder a necessidades diversificadas em Moçambique, Mali, França, Itália e Portugal.

O IRSCM, em Portugal, com sede em Lisboa, na Rua Frei Tomé de Jesus, é o titular da Obra Social do Sagrado Coração de Maria, com três estabelecimentos em Portalegre, Braga e Guimarães.